domingo, 24 de junho de 2012

RIO+20

RIO+20

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Na semana da RIO+20, as Escolas receberam um material didático da SME para que o assunto fosse trabalhado nas aulas semanais, afinal sustentabilidade deve fazer parte do currículo escolar, os alunos em fase escolar são os grandes multiplicadores de idéias e conceitos.







Houve um momento de troca e entrega desse material  pela Diretora ANA PAULA, presenteando a cada turma.
Os alunos assistiram o vídeo: Michael Jackson - Canção da Terra.











Você sabe o que é sustentabilidade?
...é a capacidade que o ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.





Em seguida foram escolhidos um representante de cada turma e foram plantadas as mudas doadas pela CEDAE, na parte externa do pátio da Escola.
Parabéns a todos pela participação e pelo momento ímpar em nossa história!











POESIA DA SUSTENTABILIDADE

Vi ainda ontem, entusiasmado, desabrochar 
- a primeira flor do Pessegueiro...

Mas a Chuva da noite, 
do mesmo dia, 
desmanchou a promessa (do fruto)!

É que Ela, pôs-se logo a explicar... 
Sábia Chuva, 
e a Planta, 
também Sábia...
testemunhadas pelos Sabiás
(do grupo, os mais interessados na conversa toda fiada...)
têm acordo perpétuo, selado de água:

Fazerem pelo tato, conhecidas de ambas,
- mesmo à escuridão da noite, 
as dezenas de outras flores, camufladas sobre os galhos...

"É o Desenvolvimento Sustentável", sustentou...
- no plenário, repleto de aves, 
com filhotes para... sustentar... 
e que confiantes - lavaram rosto, mataram sede, 
aquietaram brados, e
tranquilas seguiram vôo...

Eu...
de passagem por ali, registrei a moral da história, 
que é para ninguém não entender:

"Transparência gera Confiança"...

Auristela Bauer




Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi









O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.



Um pouquinho de história...

Em junho de 1992, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) foi realizada no Rio de Janeiro e adotou uma agenda para o meio ambiente e o desenvolvimento no século 21. Agenda 21: Um Programa de Ação para Desenvolvimento Sustentável que contém a Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na qual se reconhece o direito de cada nação de buscar progresso social e econômico e atribui aos Estados a responsabilidade de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, e a Afirmação Dos Princípios da Floresta. Acordos também foram selados na Convenção da Diversidade Biológica e a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas. Pela primeira vez, a UNCED mobilizou os major groups e legitimou suas participações no processo de desenvolvimento sustentável. Essa participação tem continuado constante até hoje. Pela primeira vez também, o estilo de vida da civilização atual também foi debatida no Princípio 8 da declaração do Rio. A urgência de uma mudança profunda nos modelos de consumo e produção foi reconhecida ampla e expressamente por todos os líderes de Estado. A Agenda 21 reafirmou, ainda, que o desenvolvimento sustentável foi delimitado pela integração dos pilares econômicos, sociais e ambientais.
O espírito da conferência foi traduzido pela expressão "Harmonia com a Natureza", trazido à tona pelo primeiro princípio da Declaração do Rio: "Seres humanos estão no centro da preocupação com o desenvolvimento sustentável. Eles têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza".




Não se esqueça que todos nós temos o compromisso de deixar um planeta melhor para as gerações futuras...



























Nenhum comentário:

Postar um comentário