segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cidade das crianças - RJ/Santa Cruz


A Idade de Ser Feliz



Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente

e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar

e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem

em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente

chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.


Autor: Desconhecido 



As crianças da nossa Escola estiveram na Cidade das Crianças para tomar banho de piscina e fazer piquenique!
Foi um dia muito proveitoso, e o nosso querido SOL compareceu em toda a sua magnetude...
 







Após o banho de piscina visitaram o planetário um lugar lindo onde puderam aprender um pouco mais sobre planetas, galáxias e cometas...
A convivência em grupo e aproveitando um dos muitos espaços da nossa Prefeitrua do Rio de Janeiro é muito proveitoso!!!
As crianças puderam curtir o dia em contato com a natureza, a ciência e com o próprio grupo.
As turmas que compareceram foram as turmas 1.301 (Professora Marcia), 1.502 (Professora Verônica) e DI-1 (Professora Patrícia).



























A aluna do Ensino Especial  se esbaldou na piscina!!!










As crianças visitaram o viveiro!












Vamos falar um pouco sobre o Ensino  Especial





 

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD).

 Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.

Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização causam, frequentemente, dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral na sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes dos seus filhos terminarem a escola.





 Outro mito comum é de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada ou que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe alguma). Problemas na inteligência geral ou no desenvolvimento de linguagem, em alguns casos, pode realmente estar presente, mas como dito acima nem todos são assim. Às vezes é difícil definir se uma pessoa tem um déficit intelectivo se ela nunca teve oportunidades de interagir com outras pessoas ou com o ambiente. Na verdade, alguns indivíduos com autismo possuem inteligência acima da média. 


Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.


O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.


 Alguns sinais de autismo:


"Indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características abaixo
 listadas. Estes sintomas tem âmbito do brando ao severo em intensidade de sintoma   para
 sintoma. Além disso, o comportamento habitualmente ocorre através de muito diferentes
 situações e é consistentemente inapropriado para sua idade." -------
    - DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO COM OUTRAS CRIANÇAS
-     RISO INAPROPRIADO ( nr.: aquele risinho constante, como se os circuns-
                     tantes estivessem a fazer qualquer coisa engraçada ou gargalhadas tipo "ar  -
                     rasa-quarteirão", sem nenhum estímulo,  em reação desproporcional ou ina -
                     dequada )
   -  POUCO OU NENHUM CONTACTO VISUAL
 
   -  APARENTE INSENSIBILIDADE À DOR
-   PREFERÊNCIA PELA SOLIDÃO; MODOS ARREDIOS
  - ROTAÇÃO DE OBJETOS
- INAPROPRIADA FIXAÇÃO EM OBJETOS ( nr. : apalpá-los insistentemen -
                  temente, mordê-los, mantê-los junto ao corpo ...)
- PERCEPTÍVEL HIPERATIVIDADE OU EXTREMA INATIVIDADE
- AUSÊNCIA DE RESPOSTA AOS MÉTODOS NORMAIS DE ENSINO
- INSISTÊNCIA EM REPETIÇÃO; RESISTÊNCIA À MUDANÇA DE RO -
                  TINA
- NÃO TEM REAL MÊDO DO PERIGO (nr: consciência de situações   que
                   envolvam perigo)
- PROCEDIMENTO COM POSES  BIZARRAS ( nr: fixar objeto ficando de
                   cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma por-
                   ta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares ...)
ECOLALIA ( repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
RECUSA COLO OU AFAGOS
- AGE COMO SE ESTIVESSE SURDO
- DIFICULDADE EM EXPRESSAR NECESSIDADES; USA GESTICULAR
                   E APONTAR NO LUGAR DE PALAVRAS
- ACESSOS DE RAIVA - DEMONSTRA EXTREMA AFLIÇÃO SEM RA -
                   ZÃO APARENTE
- IRREGULAR HABILIDADE MOTORA - PODE NÃO QUERER CHUTAR
                   UMA BOLA MAS PODE ARRUMAR BLOCOS.



Tratamento

Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.


Recomendações

* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.



O mais importante é que ensinamos aos nossos alunos que todos são iguais, independente da condição física, mental ou econômica.
O preconceito não faz parte da nossa rotina diária, todos convivem juntos nas atividades da escola...

















Preconceito:

 (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente!







Afinal somos uma escola inclusiva que visa dar as crianças e adolescentes uma EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE...


Ainda há muito o que conquistar, mas, estamos no caminho e chegaremos lá, certamente!
Com a ajuda de todos, pais, alunos e funcionários.






























Um comentário:

  1. Olá!bom dia tenho um filho de 4 anos e ele é autista,gostaria de saber como faço para matricular ele na escola municipal João moro em santa cruz

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